O grupo dst nomeou Xavier Rodríguez-Martin para presidente executivo da dstelecom, maior operador grossista de comunicações a operar em Portugal, com o intuito de, já a curto prazo, preparar o lançamento das Redes Rurais de banda larga.
Recorde-se que, em 2010, o grupo dst ganhou a licitação do concurso público para a construção de 9.000 km de redes de Banda Larga no Norte, Algarve e Alentejo, que ligará perto de 90 cidades do interior do país com as mais modernas tecnologias de fibra ótica, num investimento próximo aos 90 milhões de euros.
Na atualidade, a dstelecom já oferece serviços de conectividade e aluguer de fibra ótica a outros operadores de telecomunicações através da minhocom e da valicom, que ligam 11 concelhos com uma rede de aproximadamente 400 km.
“Encontrei uma empresa jovem, motivada e com grande potencial, que está a implementar o maior investimento de raiz no setor. Todos os operadores fixos e móveis vão começar a dispor, daqui a poucos meses, duma das melhores infraestruturas a nível mundial para servir os seus clientes empresariais e residenciais no interior do país com os serviços de comunicações mais avançados”, antecipa Xavier Rodríguez-Martín.
Xavier Rodríguez-Martín liderou até o início de abril de 2012 a ONI communications e é chairman da Capital Works, holding de investimentos e serviços financeiros.